SISTEMA DE AGENDAMENTO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Atualizado em 07 de dezembro de 2023
1. Os horários agendados só podem ser cancelados ou alterados com no mínimo 24 horas ÚTEIS de antecedência. Exemplo: Horário agendado para SEXTA-FEIRA às 08:00 poderá ser cancelado e/ou alterado até QUARTA-FEIRA às 08:00. Isto permite liberar o equipamento em tempo hábil para outro usuário preparar suas amostras e utilizar o equipamento. Caso você tenha alguma justificativa para cancelar seu horário com menos de 24 horas úteis, entre em contato com NMM.
2. As solicitações devem ser feitas com antecedência mínima de 48 horas úteis, para haver tempo hábil para agendamento. Solicitações só serão respondidas no período de segunda-feira às 08:00 até sexta-feira às 17:00.
3. O tempo de uso em cada proposta deverá ser definido com critério, pois uma vez confirmado, o uso será contabilizado. Por exemplo, se agendar um período de 4 horas e usar apenas 2 horas, o sistema não permitirá alteração e serão contabilizados as 4 horas, pois inviabiliza o uso do equipamento por outro usuário.
4. Além dos equipamentos, o usuário também deve fazer o agendamento para: DISCIPLINA, VISITA, PREPARO DE AMOSTRAS: (1) contrastação negativa; (2) desidratação e (3) outros, com exceção de desidratação, contrastação negativa, confecção de navalhas e uso da lupa, pois existe tópico específico para os mesmos.
5. Os horários para realização das atividades no NMM devem ser feitos entre 08:15 às 11:45 e 14:15 às 17:45. O horário entre 11:45 às 14:15 não deve ser agendado.
6. Deve-se agendar, no mínimo, o período de 1 hora para cada MICROSCÓPIO e no máximo, 3,5 horas.
METALIZADOR, EVAPORADOR e SECADOR DE PONTO CRÍTICO devem ser agendados por 1 hora para ciclo de uso. Caso seja necessário usar mais de um ciclo, o usuário deve agendar o número de ciclos correspondentes de 1 hora cada e não um único período com o total de horas. Exemplo: 3 ciclos de 1 hora e não 1 ciclo de 3 horas.
KNIFEMAKER deve ser agendado por 1 hora para cortar cada barra de vidro.
7. Atente-se para o número de agendamentos solicitados para o mesmo equipamento, pois caso termine suas análises antes do esperado e não tenha 48 horas ÚTEIS para o cancelamento das demais propostas, os horários serão contabilizados. Quando não tiver experiência para determinar o tempo necessário para as análises, sugerimos agendar o equipamento com intervalo de 3 dias (Exemplo: segunda e quinta). Esta medida tem por objetivo permitir que outros usuários consigam realizar seus experimentos sem que outro tenha bloqueado desnecessariamente o equipamento.
8. Em virtude da alta demanda para uso dos equipamentos, serão agendados, no máximo, 10 períodos por equipamento para cada usuário. Após utilização de 75% dos horários, novos períodos poderão ser agendados.
9. O seu horário só está reservado após o recebimento da resposta AGENDADO. A confirmação das propostas é uma ferramenta automática do sistema, não sendo feita pelo NMM.
10. Dúvidas ou justificativas para cancelamento podem ser enviadas para o e-mail nmm@ufv.br ou esclarecidas por telefone: 3612-3012, com Rosângela ou Rafael.
Termo de Compromisso:
Comprometo-me a:
1) Pagar, conforme tabela vigente (vide tabela de preços no SAEM), os valores referentes a utilização dos equipamentos do Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) da Universidade Federal de Viçosa;
2) Prover o material de consumo necessário para preparo e análise das amostras;
3) Fazer referência ao NMM (*) e agradecer as agências financiadoras dos equipamentos (Fapemig, FINEP, CNPq, Capes) em toda publicação técnico científica decorrente do trabalho desenvolvido utilizando equipamentos do NMM;
4) Encaminhar os produtos gerados com o uso do equipamento para o e-mail do NMM (nmm@ufv.br).
(*)
1. “Experiments and analyses involving electron microscopy were performed in the Nucleus of Microscopy and Microanalysis at the Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brazil (https://nmm.ufv.br/).”
2. “The authors would like to acknowledge the Nucleus of Microscopy and Microanalysis at the Universidade Federal de Viçosa, (https://nmm.ufv.br/) for providing the equipment and technical support for experiments involving electron microscopy.”
3. A seguinte frase pode ser adicionada em qualquer caso: “The authors would especially like to thank (name) for his/her technical assistance”
* Confira as informações da proposta, vá até a parte superior da tela e clique em “ENVIAR“. Sua proposta será encaminhada para o responsável pelo equipamento. O agendamento pode ser confirmado pelo recebimento de e-mail da DTI ou pelo usuário no próprio SAEM.
* Para inserir nova proposta com os mesmos dados de projeto e amostra, ou seja, para alterar apenas o dia ou período e horário, clique em DUPLICAR Proposta. Repita o processo para os horários desejados.
PASSO A PASSO PARA UTILIZAR O SAEM
Se você é da UFV:
1. Clique em UFV no link https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/
2. Digite sua matrícula e senha para ter acesso ao sistema.
3.Consulte a disponibilidade do equipamento:
*Entre no “Menu Agenda”.
*Selecione o “Equipamento”.
*Selecione “Mês/Ano”. Basta clicar no dia atual.Serão exibidos todos os dias/horários agendados para o mês selecionado para o equipamento, não para um dia específico
*Clique em “Pesquisar”.
*Verifique as datas já agendadas no campo “Datas já agendadas”.
*Defina datas e horários livres para solicitar o agendamento.
4. Se desejar, siga os passos para fazer um agendamento (deve ser feita uma proposta para cada dia e horário pretendido):
*Entre no “Menu Propostas”.
*Clique em “Adicionar”. O formulário para solicitar a utilização do equipamento será apresentado.
*Preencha corretamente os campos do formulário, que inclui informações sobre você e sobre a amostra:
Título: título do projeto
Resumo: resumo do projeto
Descrição amostra: descrição detalhada da amostra a ser analisada.
Número de amostras: número de amostras a ser analisada
Laboratório: Selecionar Núcleo de Microscopia e Microanálise
Equipamento: Selecionar o equipamento desejado
Precisa de ajuda de um técnico para operar o equipamento?
Responda no máximo SIM ou NÃO. Lembre-se que horários agendados com a equipe técnica tem acréscimo de 20% e apenas usuários com experiência comprovada podem usar os equipamentos sozinhos.
Agência financiadora: Agência financiadora do projeto se houver ou da bolsa
Orientador: Inserir nome do seu orientador
Qualificação:selecionar a sua qualificação atual
Agendamento: Escolher data de início e fim. Para os equipamentos do NMM, deve ser o mesmo dia (Exemplo: Início: 01/03/2016 e Término: 01/03/2016). Definir o horário de início de término. Os agendamentos são feitos na parte da manhã e/ou parte da tarde, não devendo incluir o horário de 11:45 às 14:00 e finalizando o horário da tarde até no máximo 17:45.
Telefone: Inserir telefone de contato
Centro: Centro de Ciências correspondente ao orientador
Departamento: Departamento correspondente ao orientador
*Clique “Salvar”, localizado na parte inferior do formulário.
*Caso queira alterar proposta após salvá-la, clique no botão”Editar”.
*Antes de enviar a proposta leia atentamente o termo de compromisso e só envie a proposta caso esteja de acordo com o mesmo.
Se você é de outra instituição:
1. Clique em Outra instituição no link https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/
2. Clique em Criar uma conta.
3. Preencha todos os campos.
4. Clique em Cadastrar.
5.Retorne a página inicial e digite seu e-mail e senha cadastrados.
6. Consulte a disponibilidade e agende seus horários (vide se você é da UFV a partir do passo 3).
Para cancelar uma proposta agendada
Lembre-se propostas confirmadas não podem ser canceladas!
1. Clique em Propostas.
2. Selecione a proposta a ser cancelada.
3. Clique no botão Cancelar na parte superior abaixo do título.