Agende um horário

          INSTRUÇÕES PARA AGENDAMENTO DOS
            EQUIPAMENTOS DO NMM PELO SAEM-
       SISTEMA DE ALOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
                             MULTIUSUÁRIOS
                      ATUALIZADO EM 09/07/2018

   A Diretoria de Tecnologia de Informação(DTI) da UFV disponibilizou
um Sistema de  Alocação   de   Equipamentos   Multiusuários
(SAEM)  para  um   melhor   gerenciamento    dos      equipamentos
multiusuários da instituição.

      NORMAS PARA ENVIO DE PROPOSTAS PELO SAEM

1. Os horários (PROPOSTAS) agendados só podem ser cancelados ou alterados com no mínimo 48 horas ÚTEIS de antecedência. Exemplo: Horário agendado para SEXTA-FEIRA às 08:00 poderá ser cancelado ou alterado até SEGUNDA-FEIRA às 08:00. Isto permite liberar o equipamento em tempo hábil para outro usuário preparar suas amostras e utilizar o equipamento. Horários não desmarcados com antecedência mínima de 48 hs serão contabilizados.

2. O tempo de uso em cada proposta deverá ser definido com critério, pois uma vez confirmado, o uso será contabilizado. Por exemplo, se agendar um período de 04 horas e usar apenas 02 horas, o sistema não permitirá alteração e serão contabilizados as 04 horas, pois inviabiliza o uso do equipamento por outro usuário.

3. Os agendamentos podem ser feitos para os períodos de:

JANEIRO E FEVEREIRO: a partir de 10 de dezembro do ano anterior

MARÇO E ABRIL: a partir de 10 de fevereiro

MAIO E JUNHO: a partir de 10 de abril

JULHO E AGOSTO: a partir de 10 de junho

SETEMBRO E OUTUBRO: a partir de 10 de agosto

NOVEMBRO E DEZEMBRO: a partir de 10 de outubro

4. Preparo de amostras também deverá ser agendado.

5. Os agendamentos devem ser feitos na parte da manhã e/ou parte da tarde, não devendo incluir o horário de 11:45 às 14:00, e finalizando o horário da tarde até no máximo 17:45. Pela regra deve-se agendar, no mínimo, um período de 1 hora e no máximo,um período de 3 horas e meia por período (Exemplo: 8:15-11:45 ou 14:15-17:45) de proposta.

6. Atente-se para o número de solicitações feitas para o mesmo equipamento, pois no caso de terminar as análises antes do esperado e se não houver 48 horas ÚTEIS para o cancelamento das demais propostas, os horários serão contabilizados. Quando não tiver experiência para determinar o tempo necessário para realizar suas análises, sugerimos agendar períodos (propostas) com intervalo de 3 dias (Exemplo: segunda e quinta).

7. Em virtude da alta demanda para uso dos equipamentos, serão agendados, no máximo, 10 períodos por equipamento para cada usuário. Após utilização de 75% dos horários, e vista a necessidade, novos períodos poderão ser agendados.

 8.O seu horário só está garantido depois que receber do SAEM a resposta AGENDADO. As solicitações devem ser feitas com antecedência mínima de 24 horas úteis, para haver tempo hábil para agendamento.

9. Agendamentos feitos com menos de 48 horas úteis de antecedência em nenhuma hipótese podem ser cancelados, uma vez agendados serão contabilizados.

PASSO A PASSO PARA UTILIZAR O SAEM

Se você é da UFV:

1. Clique em UFV no link https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/

2. Digite sua matrícula e senha para ter acesso ao sistema.

3.Consulte a disponibilidade do equipamento:

*Entre no “Menu Agenda”.

*Selecione o “Equipamento“.

*Selecione “Mês/Ano“. Basta clicar no dia atual.Serão exibidos

todos os dias/horários agendados para o mês selecionado para o equipamento, não para um dia específico

*Clique em “Pesquisar“.

*Verifique as datas já agendadas no campo “Datas já agendadas”.

*Defina datas e horários livres para solicitar o agendamento.

4. Se desejar, siga os passos para fazer um agendamento (deve ser feita uma proposta para cada dia e horário pretendido):

*Entre no “Menu Propostas”.

*Clique em “Adicionar“. O formulário para solicitar a utilização do

equipamento será apresentado.

*Preencha corretamente os campos do formulário, que inclui

informações sobre você e sobre a amostra:

Título: título do projeto

Resumo: resumo do projeto

Descrição amostra: descrição detalhada da amostra a ser analisada.

Número de amostras: número de amostras a ser analisada

Laboratório: Selecionar Núcleo de Microscopia e Microanálise

Equipamento: Selecionar o equipamento desejado

Precisa de ajuda de um técnico para operar o equipamento?

no máximoSIM ou NÃO. Lembre-se que horários agendados com a equipe técnica tem acréscimo de 20% e apenas usuários com experiência comprovada podem usar os equipamentos sozinhos.

Agência financiadora: Agência financiadora do projeto se houver ou da bolsa

Orientador: Inserir nome do seu orientador

Qualificação:selecionar a sua qualificação atual

Agendamento: Escolher data de início e fim. Para os equipamentos do NMM, deve ser o mesmo dia (Exemplo: Início: 01/03/2016 e Término: 01/03/2016). Definir o horário de início de término. Os agendamentos são feitos na parte da manhã e/ou parte da tarde, não devendo incluir o horário de 11:45 às 14:00 e finalizando o horário da tarde até no máximo 17:45.

Telefone: Inserir telefone de contato

Centro: Centro de Ciências correspondente ao orientador

Departamento: Departamento correspondente ao orientador

*Clique “Salvar“, localizado na parte inferior do formulário.

*Caso queira alterar proposta após salvá-la, clique no botão”Editar“.

*Antes de enviar a proposta leia atentamente o termo de compromisso abaixo e só envie a proposta caso esteja de acordo com o mesmo.

Termo de Compromisso:

Comprometo-me a:
1) pagar, conforme tabela vigente (vide tabela de preços no campo Descrição), os valores referentes a utilização dos equipamentos do Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) da Universidade Federal de Viçosa;
2) prover o material de consumo necessário para preparo e análise das amostras;
3) fazer referência ao NMM (*) e agradecer as agências financiadoras dos equipamentos (Fapemig, FINEP, CNPq, Capes) em toda publicação técnico científica decorrente do trabalho desenvolvido utilizando equipamentos do NMM;
4) encaminhar os produtos gerados com o uso do equipamento para o e-mail do NMM (nmm@ufv.br).

(*)
1. “Experiments and analyses involving electron microscopy were performed in the
Nucleus of Microscopy and Microanalysis at the Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brazil (https://nmm.ufv.br/).”
2. “The authors would like to acknowledge the
Nucleus of Microscopy and Microanalysis at the Universidade Federal de Viçosa, (https://nmm.ufv.br/) for providing the equipment and technical support for experiments involving electron microscopy.”
3. A seguinte frase pode ser adicionada em qualquer caso: “The authors would especially like to thank (name) for his/her technical assistance”

*Confira as informações da proposta, vá até a parte superior da tela e clique em “Enviar“. Sua proposta será encaminhada para o responsável pelo equipamento. Após enviar a proposta, a  mesma só poderá  ser   alterada     após     resposta do        responsável pelo equipamento. Seu horário só estará confirmado caso receba e-mail e ou verifique a proposta no SAEM e a mesma esteja  Agendada.

*Você só conseguirá cancelar a proposta antes da mesma aparecer Confirmada. No caso de necessidade de cancelar fazer 48 horas antes da data de uso.

*Para inserir nova proposta com os mesmos dados de projeto e amostra, ou seja, para alterar apenas o dia e horário,clique em Duplicar Proposta. Repita o processo para os horários desejados.

 

Se você é de outra instituição:

1. Clique em Outra instituição no link https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/

2. Clique em Criar  uma conta.

3. Preencha todos os campos.

4. Clique em Cadastrar

5.Retorne a página inicial e digite seu e-mail e senha cadastrados.

6. Consulte a disponibilidade e agende seus horários (vide se você é da UFV a partir do passo 3).


              Para cancelar uma proposta agendada

Lembre-se propostas confirmadas não podem ser canceladas!

Clique em Propostas.

Selecione a proposta a ser cancelada.

Clique no botão Cancelar na parte superior abaixo do título.